sábado, 16 de abril de 2011

Enquete

Para aqueles que querem votar na última alternativa da enquete e dizerem o porquê, aqui é o espaço para isso.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Negligência, desamparo, abandono.

Cada vez mais, bebês são abandonados, à noite, no meio da rua (vi no noticiário da manhã de hoje). Por que não deixá-los num abrigo, numa delegacia ou orfanato? Era a pergunta daqueles que encontravam esses bebês. Acho que há muito tempo, essa mulher deixou de amar e de ser amada. Há muito tempo, essa mulher deixou de ser um SER HUMANO. Revoltante. Qual será o futuro desse bebê que, já tão novo, passou por esse trauma: frio, sede, fome, desamparo....? Como o desamparo, a falta de cuidado, a negligência repercutem na vida de um bebê que está crescendo? Devemos lembrar que muitos passam por isso dentro de seus lares. Deixem seu comentário, pois discutiremos na semana que vem.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Entendendo a mensagem da semana: mãe suficientemente boa

Na mensagem da semana anterior, falei sobre dois termos cunhados por Winnicott, holding e handling, que são funções exercidas pela mãe e que dependem de sua empatia, do desejo de cuidar e de atender às necessidades de seu bebê. É somente uma mãe suficientemente boa que será capaz de exercer essas funções tão delicadas. Não se trata de exercê-las de forma "mecânica, automática", mas de forma sensível, entendendo cada gesto e indo ao encontro das necessidades de seu filho. É essa provisão ambiental que possibilitarás ao bebê "dar início a uma existência, a experimentar, a constituir um ego pessoal, a dominar as pulsões e a enfrentar todas as dificuldades inerentes à vida" (D.W.Winnicott).

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.