quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Entendendo a mensagem da semana: a figura do pai no início da vida de seu filho.

Qual a importância do pai no início da vida de seu filho? Sei o quanto muitos pais se sentem ou já se sentiram rejeitados, às vezes pela mulher, às vezes pela própria criança e o resultado disso nunca foi ou é bom. Já houve casos de homens abandonarem o casamento, casos de traição e casos de declarado afastamento do filho por conta de uma relação que não pôde ser construída. Por que isso acontece? É muito comum e até natural que a mulher, após descobrir que está grávida, comece a se envolver emocionalmente com o bebê que está carregando e se apegue cada vez mais à medida que a gravidez progrida e depois que o bebê nasce. Paralelamente a essa intimidade que começa a existir entre mãe e bebê, existe o pai que pode ou não participar e se envolver com esse que está para nascer. Em certa medida, ele precisará contar com a atitude da mãe para que possa fazer parte desse processo. Dependendo da história de vida da mulher, no que diz respeito à relação inicial com sua mãe, esse envolvimento pode ocorrer ou não. No que diz respeito ao pai, a sua história de vida e relação inicial com sua mãe também vão interferir.
Homens que sofreram alguma forma de rejeição ou negligência com o nascimento de um irmão podem reeditar essa experiência e vivenciar a gravidez de sua esposa como uma ameça à sua relação e, antes que sofram por uma provável rejeição, começam a se afastar da mulher ou, depois o que o bebê nasce, se afastam dele, pois, em sua fantasia, a qualquer momento, ele atrapalhará a relação do dois.
Da parte das mulheres, pode haver uma recusa progressiva em se relacionar com o marido pela fantasia de que o mesmo a impedirá de se relacionar com seu bebê ou de que só ela é capaz de entender tudo o que se passa com o filho etc... 
O fato é que, independente da história de vida de cada um, a mulher é quem precisa, diariamente, trazer a figura paterna para essa relação. A importância da presença do pai, seja física ou emocionalmente, vai fazer toda a diferença no início da relação entre pai e filho(a), principalmente se esse pai passa a maior parte do tempo trabalhando. Mais tarde, ele será a figura que romperá essa simbiose entre mãe e filho. Ele introduzirá não só a realidade e os limites assim como o estabelecimento das primeiras relações triangurales.
É sabido também que muitas mulheres se afastam da vida de mulher e esposa e passam a ser somente mãe, por um período maior que o necessário, o que leva muitos homens a pedirem o divórcio ou a começarem algum caso extra-conjugal. Homens devem entender que até os seis meses (mais ou menos) a mãe se envolve e precisa se envolver integralmente com o bebê para atendê-lo em suas necessidades físicas e emocionais e que, durante esse período, é natural que ela não se interesse por mais nada, a não ser seu filho. Passado esse período, o homem tem que se fazer presente e se colocar no meio dessa relação para que essa dupla seja desfeita e a mãe volte à sua vida de mulher.
Por isso é tão importante que homens e mulheres desejem igualmente um filho para que fantasmas do passado não assombrem a relação que já existe e a que está para começar e para que seja possível uma relação saudável entre pais e filhos.

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.