segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Entendendo a mensagem da semana: banquinho, cantinho, quarto da reflexão.


A imposição de limites é algo que deve começar cedo na vida do seu filho e, muitas vezes, sem que você se dê conta já está fazendo isso quando os primeiros nãos são ditos e quando o desmame começa. Você pode estar se perguntando o que o desmame tem a ver com a imposição de limites, não? Mas é isso mesmo. O bebê só pode começar a aceitar a realidade quando você introduz um outro tipo de alimentação. É o início da separação entre vocês e o início da instauração do sentimento de "eu sou eu, separado de minha mãe". Por isso é tão difícil essa etapa. Muitos bebês se recusam a largar o peito ou a mamadeira e há os que mamam por muitos anos. Não estou querendo dizer que o peito ou a mamadeira vão ter que ser abandonados para sempre, não. Eles só não vão poder ser o alimento indispensável. Nessa etapa, os papais são muito importantes, essenciais.
O mais importante na imposição de limites, é você se mostrar firme e cumprir aquilo que diz ao seu filho. Já vi em meu consultório muitas mães dizendo: "vou deixá-lo de castigo, sem poder sair para brincar, por uma semana ou não vou levá-lo comigo quando sair". Será que a mãe saberá, ao longo da semana, quantos dias faltam para acabar o castigo? Mais importante: será que a criança se lembrará por que está de castigo?
Se seu filho não tiver com quem ficar, você poderá sair e deixá-lo em casa sozinho? Como fazer valer as palavras que você disse? É aí que o seu filho começa a te manipular  e a saber que não cumpre o que diz.
O melhor castigo é aquele que é dado no momento exato em que seu filho faz algo errado. É aí que entra o banquinho, cantinho ou quarto da reflexão. Importante: o quarto que escolher para que seu filho fique de castigo não pode ser o que ele dorme, senão ele o associará com algo ruim e não quererá mais dormir nele. O quarto também não pode ser um cômodo que tenha muitos objetos, caso contrário, o castigo se transformará em divertimento. O melhor mesmo é colocá-lo num lugar que esteja dentro de seu campo de visão. 
A idade de seu filho corresponderá ao tempo em que ele ficará no castigo.
Então vamos aos passos:
Primeiro passo:  ao ver seu filho fazendo algo errado, dê-lhe um primeiro aviso, tipo: "se você continuar a fazer isso, vai para o banquinho ou almofada, ou tapete...."
Segundo passo:  seu filho descumpriu o aviso. Chegue perto, abaixe-se, ficando na altura dele e diga: "você está indo para o banquinho e ficará lá por, 2,3,4....minutos, porque fez tal coisa errada".
Pode ter certeza de que ele vai se recusar a ficar lá e sairá do lugar. Nessa hora, sua firmeza, paciência e persistência são a chave. 
Terceiro passo: se ele sair do lugar, pegue-o novamente, sem lhe dirigir a palavra e o coloque no mesmo lugar. Ele vai chorar, berrar, dizer que a ama, pedir desculpas, todo tipo de coisa para deixá-la com dó dele. Não se entregue, não caia nessa armadilha, seja firme, essa é a base do sucesso. Agora, mamãe, se prepare, porque vai ter que fazer isso quantas vezes forem necessárias (3, 4, 5, 10... vezes), até que ele desista de enfrentá-la. Importante: a cada vez que ele sair, o tempo também recomeça.
Quarto passo: quando ele tiver cumprido todo o tempo, vá até ele, abaixe-se e diga porque você o colocou de castigo, peça para que peça desculpas e o abrace.
Esse tipo de punição, mostra ao seu filho que toda coisa errada feita tem uma consequência imediata. Você pode aplicá-lo quando um irmão bater no outro irmão, amiguinho, você, quando falar coisa feia, quando lhe desobedecer etc..... 
Eu sei que as primeiras vezes não são moleza e que você ou o papai ou aquele que o colocou no castigo terá vontade de desistir, pois achará que não está funcionando. Não perca as esperanças, não desista, seja persistente e confie em você. Você é quem está no "comando" e seu filho tem que saber disso. Quando ele souber, tudo ficará mais fácil.
Seja firme!!!! Boa sorte.
Qualquer dúvida ou dificuldade, deixe aqui seu comentário.

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.