segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mensagem da semana: O que fazer para facilitar a ida do seu pequeno para a escola ou creche?

Amigos, deixem seu comentário. Semana que vem deixarei o meu.

Resultado da enquete: o que fazer ao ver seu filho(a) tocando em seu próprio órgão genital?

Esta não deve ser uma situação fácil de lidar. Não foi à toa que poucos responderam a enquete.
Qualquer assunto que envolva questões ligadas à sexualidade e a sexo continua sendo tabu até hoje. Senão tabu, ainda é difícil falar com naturalidade sobre isso. Ouço em meu consultório pais que ficam sem saber o que dizer quando um filho pergunta sobre gravidez, nascimento, beijo na boca, namoro, sexo etc.... Ainda ouço história da cegonha e da sementinha. 
Mas, vamos à enquete. O que fazer papai ou mamãe quando vir seu filho se masturbando? Isso é normal? É um problema psicológico? Devo chamar a atenção dele (a) na hora? O que dizer? O que fazer? Uns responderam que fingiriam não ver e outros conversariam sobre o acontecido. 
A primeira coisa a fazer, depois de conversar com seu filho (a), é: começar a prestar atenção para ver se esta foi uma situação isolada; se seu filho (a) dorme no mesmo quarto que vocês ou você divide a mesma cama com ele (a), está na hora de mudar. Dependendo da idade, aquilo que está vivo em sua fantasia, como por exemplo, mamãe é minha namorada ou papai é meu namorado, pode tornar-se realidade e essa ameaça causa angústia ou excitação, daí a masturbação; seu filho está com problemas na escola? como anda o clima familiar? Enfim, estas são perguntas que devem ser feitas para tentar entender o que se passa com seu filho, pois o que leva à masturbação incessante é excesso de ansiedade e angústia. 
Agora, se seu filho está entrando na puberdade, nada mais natural, desde que sejam casos isolados, começar a se masturbar, devido às mudanças hormonais e a descoberta de uma região que lhe dá prazer. Também é muito comum crianças de 2-5 anos descobrirem, por acaso, que seus órgãos genitais lhe dão prazer.
Se você agir com naturalidade, procurando tirar o foca da atenção da masturbação, apresentando algo prazeroso e divertido para o seu filho, essa situação vai passar. 
O segredo é sempre ser claro e honesto. Não mostre ansiedade, preocupação ou hostilidade em relação a esse assunto, pois seu filho poderá interpretar que o que está fazendo é muito feio, perigoso ou ruim, e isso  poderá atrapalhar suas relações amorosas futuras.

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.