quarta-feira, 6 de abril de 2011

Resultado da enquete: até quando dormir com mamãe e papai no mesmo quarto?

Como falei anteriormente numa postagem,  deixar ou não o bebê dormir no mesmo quarto dos pais não é tarefa simples de decidir. Muitas questões conscientes e inconscientes estão envolvidas, além do cansaço e de outros fatores. Tivemos 12 respostas à enquete: oito pessoas responderam que o bebê deve dormir no quarto dos pais até os primeiros meses; três responderam até os seis meses; uma até os dois anos. Ninguém respondeu até um ano e até cinco anos. Parece haver um consenso quanto a importância de o bebê dormir em seu próprio quarto a partir dos seis meses, o que é muito positivo.
Sei que, a partir dos 6 meses, muitos bebês ainda mamam no peito e acordam durante à noite, mas é também o momento em que, se o bebê passa a dormir em seu quarto, paulatinamente, você, mamãe, estará facilitando o desenvolvimento de um eu separado de você, de um self; facilitará o desenvolvimento de um sentimento de que existe um fora e um dentro, um interior e um exterior; que existe uma realidade externa a ele. A isso, se juntará o início de uma alimentação sólida, o desejo da mãe de começar a se arrumar novamente etc....
No início, pode ser difícil, pois nem você nem seu bebê se separaram durante à noite, mas aqui, vão algumas dicas, que também servirá para aquelas mamães que ainda não conseguiram fazer com que o seu bebê dormisse em seu próprio quarto (deve-se levar em conta que para essas mamães vai ser mais difícil, mas não impossível. Deverão ter paciência, e, principalmente persistência).
- Quando estiver faltando umas duas horas do momento de dormir, comece a diminuir seu ritmo e o ritmo do bebê ou da criança pequena. Vá, aos poucos, guardando os brinquedos que os estimule demais.
-Quarenta a trinta minutos antes, leve-o para o quarto, se possível, ponha uma música tranquila, coloque-o na cama dizendo que agora é hora de dormir. Fique perto dele e comece a ler alguma história. Ao final, dê-lhe um beijo e saia do quarto. Se ele choramingar ou até mesmo chorar (sabendo que seu bebê ou criança não está doente), sem sair da cama, deixe-o lá. Lembre-se de que ele está se acostumando e que o choro faz parte do aprendizado. Nesse momento, qualquer ida ao quarto, fará com que associe: "se eu chorar, mamãe vem me ver".
- Se ele sair do quarto, pegue-o pela mão, não faça contato visual e nem fale nada. Fale somente, hora de dormir e coloque-o na cama (para os que ainda não andam, se levantarem e ficarem em pé no berço, deite-o e somente diga que é hora de dormir). A partir da terceira vez, não fale nem que é hora de dormir.
- Se  já souber que vai ser muito difícil ouvi-lo chorar sabendo que não poderá fazer nada, nem chegue a sair do quarto depois de colocá-lo na cama. Sente-se a uma distância razoável e fique em silêncio, sem contato visual. Caso ele vá até você, siga as etapas acima.
Isso pode levar, dependendo da criança e da própria mamãe, alguns dias ou semanas. Tudo vai depender de você e de sua persistência. Em suas primeiras tentativas, talvez você terá que pegar seu filho, que saiu do quarto, várias e várias vezes; talvez levará minutos ou até mesmo horas. Não desanime. Peça ajuda ao seu companheiro, que deve fazer a mesma coisa. Ensine-o essa técnica e o envolva.
Lembre-se: quanto antes você começar esse processo, menos desgastante será e você estará contribuindo para um saudável desenvolvimento emocional de seu filhos.
Se tiver alguma dúvida, escreva. Você não será a primeira nem a última mamãe a passar por isso.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Curiosidade: Banho de Balde em bebês.


Alguém já ouviu falar no banho de balde para bebês? Também chamado de banho-ofurô, essa é a nova mania das mamães européias e americanas. Mesmo que, em princípio, pareça bizarro se pensarmos bem até que faz sentido! A explicação é que, diferente do banho na banheira, no balde o bebê fica imerso em água morna quase até o pescoço. A água quente, além de ser relaxante, é analgésica e organizadora, imitando o ambiente intra-uterino. Isso permite melhora nos estados de agitação, insônia e cólica dos bebês. Os banhos podem ser dados desde o primeiro dia de vida até quando o bebê ainda couber (4 a 6 meses de idade). Em alguns hospitais, bebês que se encontram na UTI também recebem esse banho, pois, segundo especialistas, por ser relaxante, o bebê mama melhor e, por sua vez, ganha peso.
Por que não tentar?

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Entendendo a mensagem da semana: Holding e Handling

Holding e Handling são dois conceitos cunhados por D.Winnicott. Ao nascer um bebê, sua dependência em relação ao ambiente (mãe ou substituta) é total, absoluta. É esse ambiente quem proverá as necessidades fisiológicas e emocionais do bebê. Quando uma mãe segura seu bebê e o alimenta, percebe que ele está desconfortável e o muda de posição, troca sua fralda, lhe dá banho e exerce outras inúmeras tarefas, a tudo isso podemos chamar de handling. Já o holding é a disposição empática e afetiva para perceber e atender às necessidades do bebê e que se concretizam através do handling.
A função do holding leva em conta a sensibilidade da pele do bebê: o toque, a temperatura, a sensibilidade visual, auditiva etc.. É ela que protege o bebê de agressões fisiológicas. 
Então, tanto o holding psicológico como o físico são essenciais ao bebê ao longo de seu desenvolvimento, e o serão por toda sua vida. O ambiente de holding jamais perde sua importância.

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.