segunda-feira, 25 de julho de 2011

Entendendo a mensagem da semana: O que fazer para facilitar a ida do seu filho para a creche ou escola?

Não tenho dúvidas de que esse é um passo muito difícil tanto para a mãe quanto para o filho, principalmente se  ele ainda é um bebezinho. Mães que precisam voltar a trabalhar, vão sofrendo por antecipação quando o momento se aproxima, e a ansiedade é o sentimento mais presente nessa hora. Muitas perguntas também surgem: deixo meu filho com uma babá, avós ou o coloco numa creche/escola? Em se falando de bebês que ainda mamam no seio, a situação fica ainda mais penosa. 
Bem, mamãe, se essa é uma realidade em sua vida, ou seja, voltar a trabalhar, o melhor é começar a desmamar seu bebê, física e psicologicamente falando, lentamente. É necessário que você comece a falhar. O que quero dizer com falhar? Assim que seu bebê nasce, ele precisa ser atendido em todas as suas necessidades para que se desenvolva. O atendimento não é percebido pelo bebê, porque ele se encontra numa fase de dependência absoluta, quer dizer, se o bebê chora, você o acode; se ele molha a fralda, você a troca.... o continuar a ser dele nunca é interrompido, já que você não falha em atendê-lo. Porém, à medida que ele cresce, cresce também a capacidade de começar a poder esperar e esperar por falhas. Normalmente esse período coincide com a época da introdução de outros alimentos e concomitantemente ao desmame. Por causa da crescente capacidade do bebê de esperar, ele também é capaz de suportar as falhas. A realidade começa, pouco a pouco, a ser apresentada a ele juntamente com o desmame, e a noção de que ele é ele e você é você também começa a ser percebida. Outras pessoas, que já faziam parte de seu mundo mas não eram vistas como pessoas separadas dele passam a povoar seu pequeno universo de outra maneira. É mais ou menos nessa época que o bebê também está indo para a creche.
Daí a importância, mamães, que se comece um processo de desmane seja ele físico ou psicológico (tudo vai depender da idade do seu filho). Você também sentirá a necessidade de "voltar para o mundo social", e essa necessidade será uma aliada. Então, faça o seguinte: se nunca deixou seu filho sozinho com alguém, comece a deixá-lo por 25 minutos e volte para casa; depois por 1 hora, volte para a casa, e assim sucessivamente. Faça os ajustes de tempo que achar razoável para você e para ele. Tente não mostrar ansiedade ou angústia na presença dele, e nem fique telefonando de 5 em 5 minutos, pois ele precisa da sua confiança e segurança para dar esse passo gigantesco e sentir que os outros também são confiáveis. No final, seu filho vai aprender que toda vez que você sai,  você volta e que ele pode confiar em seu meio-ambiente.
Boa sorte!!!

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.