segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Entendendo a mensagem da semana: banquinho, cantinho, quarto da reflexão.


A imposição de limites é algo que deve começar cedo na vida do seu filho e, muitas vezes, sem que você se dê conta já está fazendo isso quando os primeiros nãos são ditos e quando o desmame começa. Você pode estar se perguntando o que o desmame tem a ver com a imposição de limites, não? Mas é isso mesmo. O bebê só pode começar a aceitar a realidade quando você introduz um outro tipo de alimentação. É o início da separação entre vocês e o início da instauração do sentimento de "eu sou eu, separado de minha mãe". Por isso é tão difícil essa etapa. Muitos bebês se recusam a largar o peito ou a mamadeira e há os que mamam por muitos anos. Não estou querendo dizer que o peito ou a mamadeira vão ter que ser abandonados para sempre, não. Eles só não vão poder ser o alimento indispensável. Nessa etapa, os papais são muito importantes, essenciais.
O mais importante na imposição de limites, é você se mostrar firme e cumprir aquilo que diz ao seu filho. Já vi em meu consultório muitas mães dizendo: "vou deixá-lo de castigo, sem poder sair para brincar, por uma semana ou não vou levá-lo comigo quando sair". Será que a mãe saberá, ao longo da semana, quantos dias faltam para acabar o castigo? Mais importante: será que a criança se lembrará por que está de castigo?
Se seu filho não tiver com quem ficar, você poderá sair e deixá-lo em casa sozinho? Como fazer valer as palavras que você disse? É aí que o seu filho começa a te manipular  e a saber que não cumpre o que diz.
O melhor castigo é aquele que é dado no momento exato em que seu filho faz algo errado. É aí que entra o banquinho, cantinho ou quarto da reflexão. Importante: o quarto que escolher para que seu filho fique de castigo não pode ser o que ele dorme, senão ele o associará com algo ruim e não quererá mais dormir nele. O quarto também não pode ser um cômodo que tenha muitos objetos, caso contrário, o castigo se transformará em divertimento. O melhor mesmo é colocá-lo num lugar que esteja dentro de seu campo de visão. 
A idade de seu filho corresponderá ao tempo em que ele ficará no castigo.
Então vamos aos passos:
Primeiro passo:  ao ver seu filho fazendo algo errado, dê-lhe um primeiro aviso, tipo: "se você continuar a fazer isso, vai para o banquinho ou almofada, ou tapete...."
Segundo passo:  seu filho descumpriu o aviso. Chegue perto, abaixe-se, ficando na altura dele e diga: "você está indo para o banquinho e ficará lá por, 2,3,4....minutos, porque fez tal coisa errada".
Pode ter certeza de que ele vai se recusar a ficar lá e sairá do lugar. Nessa hora, sua firmeza, paciência e persistência são a chave. 
Terceiro passo: se ele sair do lugar, pegue-o novamente, sem lhe dirigir a palavra e o coloque no mesmo lugar. Ele vai chorar, berrar, dizer que a ama, pedir desculpas, todo tipo de coisa para deixá-la com dó dele. Não se entregue, não caia nessa armadilha, seja firme, essa é a base do sucesso. Agora, mamãe, se prepare, porque vai ter que fazer isso quantas vezes forem necessárias (3, 4, 5, 10... vezes), até que ele desista de enfrentá-la. Importante: a cada vez que ele sair, o tempo também recomeça.
Quarto passo: quando ele tiver cumprido todo o tempo, vá até ele, abaixe-se e diga porque você o colocou de castigo, peça para que peça desculpas e o abrace.
Esse tipo de punição, mostra ao seu filho que toda coisa errada feita tem uma consequência imediata. Você pode aplicá-lo quando um irmão bater no outro irmão, amiguinho, você, quando falar coisa feia, quando lhe desobedecer etc..... 
Eu sei que as primeiras vezes não são moleza e que você ou o papai ou aquele que o colocou no castigo terá vontade de desistir, pois achará que não está funcionando. Não perca as esperanças, não desista, seja persistente e confie em você. Você é quem está no "comando" e seu filho tem que saber disso. Quando ele souber, tudo ficará mais fácil.
Seja firme!!!! Boa sorte.
Qualquer dúvida ou dificuldade, deixe aqui seu comentário.

9 comentários:

  1. olha eu aqui novamente! rsrrs
    mas, me diz como manter uma criança de 1 ano e 7 meses "refletindo" num canto se ela nao costuma ficar parada 1 instante??? rsrsrs e qual o tempo indicado para a reflexão por idade???

    bjos e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mel, na verdade o cantinho da reflexão não é necessariamente um canto para a criança pensar no que fez e sim para saber que ela está sendo punida por algo de errado que fez. Suas filhas de um ano não têm como pensar no que fizeram, isso serve para crianças mais velhas, já que esse tipo de castigo vale para essas também. O castigo mostra que você é quem tem a última palavra e que é o adulto a quem elas devem obedecer. Sei que no seu caso é um pouco mais complicado já que são duas, mas assim mesmo dá certo. É só você seguir os passos que eu escrevi. Não fique argumentando, explicando muito.... Fale uma única vez o motivo de elas estarem indo para o castigo e ponto final. Tenha paciência, persistência e seja firme, pois elas não vão reagir bem à sua mudança de atitude. OBS: o papai e outros que venham a cuidar delas têm que seguir a mesma técnica.
    Aguardo notícias.

    ResponderExcluir
  3. querida... vou tentar, um dia da certo! rsrsrs mas o que vc me fala sobre a passividade da Isis? sempre que Anita avança pra machuca-la, ela nao reage, fica olhando pra gente e chorando. nao revida nunca!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mel, não é muito fácil falar sobre essa questão da passividade de Isis, pois isso requereria fazer uma anamnese longa sobre a sua gravidez, sobre a sua atitude e a do pai diante delas e muitos outros dados importantes para uma avaliação acerca do assunto. Mas posso lhe dizer que em caso de gêmeos sempre há um que se coloca de forma mais independente que o outro. Não sei se é o caso de suas meninas. De qualquer modo, esse é um comportamento que deve ser punido. Toda vez que vir Anita brigando com a irmã, repreenda-a, seguindo os passos que descrevi acima, tantas vezes quantas forem necessárias e mostre a Isis que ela pode se defender da irmã.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. obrigada pela atenção mais uma vez!!! sempre tô por aqui te acompanhando!
    bjao

    ResponderExcluir
  6. Olá Suopernany, me chamo Andréa..estou passando por uma fase muito delicada...tenho um 'bebê', de 2 anos e cinco meses e estou tendo muita dificuldades em disciplina-lo...muita birra...choros sem lagrimas...desobediencia constante..por mais que coloque de castigo parece que estou nadando e morrendo na praia. Tudo que vc postou acontece.." Ele vai chorar, berrar, dizer que a ama, pedir desculpas, todo tipo de coisa para deixá-la com dó dele. Não se entregue, não caia nessa armadilha, ' é exatamente isso que ele faz, as vezes chego pra almoçar as 12 hs ele tá quetinho ...não dar 15 minutos ele, arruma qualquer coisa para brigar e chorar...sem motivos...até a hora de voltar pro trabalho chorando ..literalmente sem motivo, ai não como direito, saiu stressadissimaaaa e chorando...por não estar conseguindo educar...saber lidar com essa situação. Agora com o meu marido...tudo é diferente..ele até comenta ( não acredito que uma criança de 2 anos e pouco, vai colocar vc no bolso), mais as vezes coloca...amo muito..mais educar não é nada fácil...vc recomenda o que?? Me ajudeee...

    ResponderExcluir
  7. Olá Andréa, obrigada por deixar seu comentário. Eles sempre são importantes, pois sua dúvida pode ser a dúvida de muitas outras mães.
    A primeira coisa que me chamou atenção em seu comentário, foi você ter dito que tem um bebê de 2 anos e 5 meses. Ele já não é mais um bebê, já é uma criança e talvez essa seja a base de todo o problema.
    Peço que faça uma profunda reflexão sobre o que sente toda vez que sai para trabalhar. Será que se sente culpada por achar que está abandonando "seu bebê"? Como é para você ter que colocar limites ao seu filho? Você acha que fazendo isso está sendo uma má mãe e que seu filho vai deixar de amá-la? Por achá-lo um bebê, inconscientemente, sente que não pode brigar com ele? Se o sentimento de culpa for predominante, nada do que você fizer vai adiantar, nem mesmo as técnicas que postei acima.
    Você deve confiar no seu amor por ele e que nada vai diminuir o amor dele por você, apesar de sair para trabalhar.
    Com seu marido as coisas são diferentes porque, provavelmente, ele não deve se sentir culpado por nada e nem ansioso.
    Tente não sofrer por pressões externas, do tipo: você deveria ficar em casa cuidando do fulano ao invés de trabalhar etc.
    Seu filho com 2 anos e 5 meses já é capaz de suportar sua ausência por mais tempo, porque sabe que vai voltar. Ao chegar em casa para almoçar, dê alguma atenção à ele e depois explique que vai ter que almoçar para voltar ao trabalho. Se ele quiser chamar sua atenção e, para isso, causar confusão, siga os passos acima e seja firme. O importante é não se sentir ansiosa ou sentir que está fazendo alguma coisa de errado. Toda criança recebe amor quando ouve a palavrão não.
    Pense também no tempo que você dispõe ao seu filho. Ele tem recebido atenção suficiente quando você está em casa? Como está o seu relacionamento com o seu marido?
    Muitas questões podem estar por trás desse comportamento e só mesmo uma entrevista psicológica pode desvendá-lo, caso o seu filho continue a agir assim, apesar dessas mudanças das quais falei.
    Espero que eu tenha ajudado. Você não é a primeira mãe que passa por essa dificuldade, por isso não se sinta tão mal. Educar é uma arte e é muito difícil. Fique firme.
    Aguardo notícias.
    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Supernany RJ, MUITO OBRIGADA por responder...estou adiministrando melhor as situações com meu pequeno Fellipe, nós ultimos 2 dias melhorou bastante...aplicando suas dicas e observações, as dicas que me passou na sua resposta.
      Me sinto mais confiante em aplicar a 'Educação", sem me sentir culpada...também passei a rever o tempo que dedico a ele, tanto eu como meu Marido, comentei com ele a sua resposta e ele está aplicando as suas dicas tb...nós ajudou bastante, a adiministrar, está fase de nosso filho.
      Marinheiro de primeira viagem sofre viu, rss. Vou lhe informando como anda minha evolução, vc realmente captou atráves de minhas palavras..minha anciedade, sou muito anciosa e já estou trabalhando isto para que não atrapalhe na Educação de Fellipe. Obrigada mesmo pela atenção.

      Att:

      Andréa Almeida
      BA.

      Excluir

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.