quinta-feira, 24 de março de 2011

Dúvidas e Perguntas

Olá amigos, aqui é o lugar para postarem suas dúvidas e perguntas e deixarem seus comentários.
Aproveitem para participar da enquete ao lado. Depois comentarei o resultado e darei minha opinião. Obrigada.

8 comentários:

  1. Oi Charbelle, adorei a ideia. Muitos pais têm sempre várias dúvidas e aqui vai ser uma boa maneira para tirá-las. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Olá Charbelle. Este blog é muito interessante. Quanto a pesquisa, acho que muitos pais, ainda hoje, cometem o erro de deixarem filhos dormindo no mesmo quarto, às vezes na mesma cama. Quase sempre estes pais estão usando os filhos para se interporem entre eles e seus problemas. Parabéns e vamos trocando ideias.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sergio,concordo contigo. Recebo em meu consultório crianças com queixas diversas e, em alguns casos, essa queixa está ligada ao fato de dormirem todos juntos, no mesmo quarto. A primeira coisa que peço aos pais, como parte do tratamento, é que coloquem o filho para dormir em seu próprio quarto.

    ResponderExcluir
  4. Charbelle,fico imensamente feliz em participar do seu blog.
    Em junho serei tia avó e com certeza será de muita ajuda.
    A criança desde pequena tem que ter o seu espaço definido e nele se incluir.

    ResponderExcluir
  5. Charbelle, nos fale sobre a ansiedade dos pais antes do nascimento do primeiro filho
    ]
    Rita

    ResponderExcluir
  6. Oi Rita, esse é um tipo de sentimento que invade os corações de papais e mamães acho que desde antes de existir uma psicologia voltada para essas questões da maternidade. O sentimento que mais afligia as mães, e que ainda aflige, era: "será que meu bebê vai nascer perfeito?" Mães chegavam a perguntar ao médico ou ao pai, se esse estivesse presente à sala de cirurgia, se estava faltando algum dedinho ou que contassem o número de dedinhos. Existem também questões e fantasias inconscientes ligados à sua própria experiência quando bebê e sua experiência como filha. Não devemos esquecer também das questões culturais que envolvem a maternidade.
    Enfim, desde que essas ansiedade não assumam uma dimensão que impeçam as mães de curtirem esse momento, é razoável e esperado senti-las durante toda a gravidez, e principalmente quando o parto se aproxima. Quando isso acontecer, é imprescindível que a mãe procure um profissional de psicologia e o médico que esteja acompanhando a gravidez, para que esse sentimento não ultrapasse a barreira placentária e afete o bebê.

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga, fico muito feliz em ser amiga de pessoas tão especiais como vc e Sergio.. Já sou sua seguidora e do dele tb e com certeza irei espalhar a noticia para as interessadas, Breve terá muitos seguidores. Te mandarei algumas dicas do Blog para seu e-mail ok. Parabéns por essa iniciativa. Sei que ajudará muita gente. Bjo. Bjo. da Lu.

    ResponderExcluir
  8. Oi Charbelle adorei seu Blog,estou fazendo uma especialização clínica com crianças na PUC e neste período estamos trabalhando a criança na primeira infância,focando a separação de crianças e pais( situação de abrigo,creche),então acredito que a ansiedade que toma conta dos pais é muito grande,principalmente para pais de primeira viagem.Acredito que você possa ajudar a muitos pais com este blog.Boa sorte.beijos

    ResponderExcluir

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.