segunda-feira, 28 de março de 2011

Entendendo a mensagem da semana. "Um bebê sozinho não existe"

Do livro: "Os bebês e suas mães" de Donald Winnicott, quer dizer: um bebê só poderá existir se houver uma mãe que atenda às suas necessidades. Nessa fase, o bebê necessita de um ambiente que o acolha, que o segure e que o alimente e à ela Winnicott deu o nome de "dependência absoluta". 
Conclusão: um ambiente facilitador (mãe e/ou substituta) é tudo de que o bebê precisa, pois, no início, é o ato físico de segurá-lo e manipulá-lo que vai resultar em circunstâncias satisfatórias ou desfavoráveis em termos psicológicos.
E ainda segundo Winnicott: "Se virem um bebê, certamente também verão alguém que cuida desse bebê, ou ao menos um carrinho de bebê com os olhos de alguém grudados nele."

2 comentários:

  1. Oi Charbelle, você poderia falar um pouco mais sobre "dependência absoluta?" Estou grávida e terei meu bebê daqui há 3 meses. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Na semana que vem, vou falar sobre a mensagem da semana e, como os assuntos são afins, você poderá ler. Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.