terça-feira, 5 de abril de 2011

Curiosidade: Banho de Balde em bebês.


Alguém já ouviu falar no banho de balde para bebês? Também chamado de banho-ofurô, essa é a nova mania das mamães européias e americanas. Mesmo que, em princípio, pareça bizarro se pensarmos bem até que faz sentido! A explicação é que, diferente do banho na banheira, no balde o bebê fica imerso em água morna quase até o pescoço. A água quente, além de ser relaxante, é analgésica e organizadora, imitando o ambiente intra-uterino. Isso permite melhora nos estados de agitação, insônia e cólica dos bebês. Os banhos podem ser dados desde o primeiro dia de vida até quando o bebê ainda couber (4 a 6 meses de idade). Em alguns hospitais, bebês que se encontram na UTI também recebem esse banho, pois, segundo especialistas, por ser relaxante, o bebê mama melhor e, por sua vez, ganha peso.
Por que não tentar?

3 comentários:

  1. Oi Charbelle, que interessante. Não sabia que ele tinha essas funções.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a técnica mas me resta uma dúvida: Quanto ao horário das mamadas antes do banhos de imersão. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Oi Liliane, obrigada por postar um comentário. Quanto ao horário do banho e alimentação, eles seguem a mesma rotina de um banho normal num bebê pequeno. Feliz ano novo.

    ResponderExcluir

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.