segunda-feira, 4 de abril de 2011

Entendendo a mensagem da semana: Holding e Handling

Holding e Handling são dois conceitos cunhados por D.Winnicott. Ao nascer um bebê, sua dependência em relação ao ambiente (mãe ou substituta) é total, absoluta. É esse ambiente quem proverá as necessidades fisiológicas e emocionais do bebê. Quando uma mãe segura seu bebê e o alimenta, percebe que ele está desconfortável e o muda de posição, troca sua fralda, lhe dá banho e exerce outras inúmeras tarefas, a tudo isso podemos chamar de handling. Já o holding é a disposição empática e afetiva para perceber e atender às necessidades do bebê e que se concretizam através do handling.
A função do holding leva em conta a sensibilidade da pele do bebê: o toque, a temperatura, a sensibilidade visual, auditiva etc.. É ela que protege o bebê de agressões fisiológicas. 
Então, tanto o holding psicológico como o físico são essenciais ao bebê ao longo de seu desenvolvimento, e o serão por toda sua vida. O ambiente de holding jamais perde sua importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.