quarta-feira, 6 de abril de 2011

Resultado da enquete: até quando dormir com mamãe e papai no mesmo quarto?

Como falei anteriormente numa postagem,  deixar ou não o bebê dormir no mesmo quarto dos pais não é tarefa simples de decidir. Muitas questões conscientes e inconscientes estão envolvidas, além do cansaço e de outros fatores. Tivemos 12 respostas à enquete: oito pessoas responderam que o bebê deve dormir no quarto dos pais até os primeiros meses; três responderam até os seis meses; uma até os dois anos. Ninguém respondeu até um ano e até cinco anos. Parece haver um consenso quanto a importância de o bebê dormir em seu próprio quarto a partir dos seis meses, o que é muito positivo.
Sei que, a partir dos 6 meses, muitos bebês ainda mamam no peito e acordam durante à noite, mas é também o momento em que, se o bebê passa a dormir em seu quarto, paulatinamente, você, mamãe, estará facilitando o desenvolvimento de um eu separado de você, de um self; facilitará o desenvolvimento de um sentimento de que existe um fora e um dentro, um interior e um exterior; que existe uma realidade externa a ele. A isso, se juntará o início de uma alimentação sólida, o desejo da mãe de começar a se arrumar novamente etc....
No início, pode ser difícil, pois nem você nem seu bebê se separaram durante à noite, mas aqui, vão algumas dicas, que também servirá para aquelas mamães que ainda não conseguiram fazer com que o seu bebê dormisse em seu próprio quarto (deve-se levar em conta que para essas mamães vai ser mais difícil, mas não impossível. Deverão ter paciência, e, principalmente persistência).
- Quando estiver faltando umas duas horas do momento de dormir, comece a diminuir seu ritmo e o ritmo do bebê ou da criança pequena. Vá, aos poucos, guardando os brinquedos que os estimule demais.
-Quarenta a trinta minutos antes, leve-o para o quarto, se possível, ponha uma música tranquila, coloque-o na cama dizendo que agora é hora de dormir. Fique perto dele e comece a ler alguma história. Ao final, dê-lhe um beijo e saia do quarto. Se ele choramingar ou até mesmo chorar (sabendo que seu bebê ou criança não está doente), sem sair da cama, deixe-o lá. Lembre-se de que ele está se acostumando e que o choro faz parte do aprendizado. Nesse momento, qualquer ida ao quarto, fará com que associe: "se eu chorar, mamãe vem me ver".
- Se ele sair do quarto, pegue-o pela mão, não faça contato visual e nem fale nada. Fale somente, hora de dormir e coloque-o na cama (para os que ainda não andam, se levantarem e ficarem em pé no berço, deite-o e somente diga que é hora de dormir). A partir da terceira vez, não fale nem que é hora de dormir.
- Se  já souber que vai ser muito difícil ouvi-lo chorar sabendo que não poderá fazer nada, nem chegue a sair do quarto depois de colocá-lo na cama. Sente-se a uma distância razoável e fique em silêncio, sem contato visual. Caso ele vá até você, siga as etapas acima.
Isso pode levar, dependendo da criança e da própria mamãe, alguns dias ou semanas. Tudo vai depender de você e de sua persistência. Em suas primeiras tentativas, talvez você terá que pegar seu filho, que saiu do quarto, várias e várias vezes; talvez levará minutos ou até mesmo horas. Não desanime. Peça ajuda ao seu companheiro, que deve fazer a mesma coisa. Ensine-o essa técnica e o envolva.
Lembre-se: quanto antes você começar esse processo, menos desgastante será e você estará contribuindo para um saudável desenvolvimento emocional de seu filhos.
Se tiver alguma dúvida, escreva. Você não será a primeira nem a última mamãe a passar por isso.

2 comentários:

  1. Oi Charbelle, eu vou tentar. Meu filho está com quase sete e ainda dorme comigo e meu marido. Deseje-me boa sorte. Qualquer coisa, vou tirar dúvidas contigo. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Passando para te desejar uma excelente semana de muitas inspirações para seu Blog, beijinhos da Lu.

    ResponderExcluir

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.