quinta-feira, 21 de abril de 2011

Entendendo a mensagem da semana: a função especular da mãe


O que o bebê vê ao olhar para o rosto da mãe? Ele vê a si próprio, já que, no início, o que existe é uma pessoa só, uma unidade dual. Sabemos que a primeira relação de um bebê com o mundo é com sua mãe e é através dela e por ela que ele será capaz de enxergar o mundo criativamente ou não. Daí a importância, mesmo antes de ele nascer, da mãe estar num estado calmo, pois tudo aquilo que ela sentir será sentido pelo bebê. 

Quando a mãe olha para seu bebê, aquilo com que ela se parece relaciona-se com o que ela vê, segundo Winnicott. Então, se uma mãe, no momento em que o está alimentando, por exemplo, sente-se ansiosa, preocupada, triste etc.... é isso que seu bebê enxergará e internalizará. Ele depende das respostas faciais da mãe quando olha para o seu rosto e aquilo que ele vê fará parte de seu self em desenvolvimento. 
É lógico que temos que pensar nisso em termos de duração na linha do tempo. Se uma mãe sente-se frustrada, preocupada etc.... e esses sentimentos não cessam e continuam atravessando a relação com seu bebê, é isso que ele sentirá a respeito de si próprio ao longo do tempo. 
Por essa razão, uma mãe que, já no início da gravidez, sente-se desanimada, sem vontade de cuidar do enxoval do bebê, de si própria e das coisas que naturalmente fazia, precisa informar ao seu médico para que possa investigar a natureza desses sintomas e tratá-los o quanto antes.
Winnicott escreveu:
"Ao olhar sou visto, então existo.
 Agora tenho como olhar e ver.
 Agora olho com criatividade, e o que apercebo também percebo.
Mas é bem verdade que procuro não ver aquilo que não está lá para ser visto".
(Mirror-role of Mother, p.114)

Um comentário:

  1. Oi Charbelle, como é então importante ficarmos calmas, tranquilas, em paz, para que nossos pequenos possam crescer com esse mesmo sentimento. Muito bom esse texto.

    ResponderExcluir

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.