segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quer sair com seu filho e não ter que se deparar com pirraça ou birra fora de hora?

Eu imagino o quanto deve ser difícil para as mães que não têm com quem deixar seu filho na hora de ir às compras. O que fazer se o pequeno começar a fazer pirraça no supermercado, porque quer alguma coisa ou porque sai correndo na sua frente sumindo do seu campo de vista?
Tudo pode começar em casa, momentos antes de sair. Tire alguns minutos e sente com seu filho explicando o que espera dele. As crianças, muitas vezes, ficam confusas, sem saber o que fazer, pois não é dito a elas como devem se comportar.  Você pode começar dizendo: "nós vamos ao mercado e você precisa ficar perto da mamãe e me obedecer; você vai ajudar a mamãe a comprar tudo, então só pegue alguma coisa quando eu pedir ou me pergunte antes se pode fazer tal coisa.
Então, se você, mamãe, tem uma lista de compras para fazer e vai passar muito tempo no mercado, tente envolvê-lo, dê-lhe pequenas responsabilidades, como por exemplo, pedindo que pegue alguma coisa na prateleira, ou que escolha algumas frutas etc.... Use a criatividade nessa hora. O mais importante é se organizar antes de sair e explicar o que não pode ser feito e incentivá-lo quando estiver se comportando.
E, se, por um acaso, não se comportar, abaixe-se, fique na mesma altura que ele e lhe dê uma advertência, dizendo que se continuar a se comportar mal, ficará de castigo quando chegar em casa ( e aí mamãe você vai ter que cumprir o que falou, mesmo que, ao chegar em casa, ele já tenha se esquecido ou esteja se comportando bem).
Agora, você pode estar se perguntando: "e se o mau comportamento continuar?" Aí, infelizmente, todos irão chegar mais tarde em casa, porque você vai ter que colocá-lo em pé ou sentando em algum canto e pedir que fique ali por alguns minutos (o equivalente à idade dele), já que se comportou mau, e terá que pegá-lo a cada vez que tentar sair. Nesse momento, use um tom de voz firme para que ele saiba que não está brincando.
Nunca se esqueçam de que, ao sair do castigo, seu filho deve lhe pedir desculpas pelo que fez e você deve dizer que o desculpa.
Boas compras!!!! Se tiver alguma dúvida, deixe-a aqui para que eu possa respondê-la.

Um comentário:

  1. Olá Charbelle, farei isso que você falou com meu filho de quatro anos. Ir ao mercado com ele é sempre uma "olimpíada", pois ele corre para um lado e eu atrás dele.

    ResponderExcluir

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.