terça-feira, 19 de abril de 2011

Resultado da enquete: por que muitos filhos, apesar da idade avançada, continuam dormindo com os pais?


Muitas questões conscientes e inconscientes estão envolvidas quando o assunto é esse, e devem ser levadas em conta se quisermos ajudar uma família ou criança que estejam passando por isso. Quanto ao resultado da enquete, duas pessoas responderam que é ansiedade da criança; três que é ansiedade dos pais; uma que é por conflitos conjugais; uma que é por medo da criança; uma por nenhuma das respostas acima.
Podemos chegar a uma conclusão de que a ansiedade, seja dos pais ou das crianças, é o pano de fundo para que uma situação dessas ocorra ou se prorrogue e, no caso de crianças, o fato de dormirem com os pais pode deflagrar uma ansiedade ou piorar a que já existe.
Se pensarmos num casal que esteja passando por conflitos conjugais, não é difícil imaginar que uma criança entre eles é uma boa "barreira" para a intimidade, para uma discussão sobre o que está acontecendo, para o reconhecimento de que algo não vai bem ou de que já não existe mais nada a se fazer etc.... Questões transgeracionais também podem estar interferindo quando o assunto é se separar fisicamente do seu filho: "meu pai não foi muito presente em minha vida e eu sempre dormi com mamãe". Ansiedade relacionada ao medo da morte, quando o bebê nasce com problemas ou quando se torna uma criança com uma saúde precária; interesse inconsciente de manter o filho como "o meu eterno bebê" para não ter que encarar o envelhecimento, a falta de objetivo ou ideal na vida etc...
Fiz referência, em primeiro lugar, à ansiedade e ao medo que povoam o universo dos pais, uma vez que não podemos falar de uma criança sem inclui-los.
Olhando para a criança e tentando entender o que se passa, podemos pensar em algumas questões: desejo inconsciente de atender as solicitações paternas; necessidade de cuidar do pai ou da mãe, principalmente quando estes são separados, ou rivalidade (inconsciente) em relação a um dos genitores.

Não podemos deixar de mencionar os medos que levam muitas crianças a pedirem, eventualmente, para dormirem com os pais. Se essa é uma situação ocasional, não é preciso investigar mais detidamente, porém é necessário tirar um tempo para conversar com seu filho e saber como vão as coisas na escola, no bairro ou em qualquer lugar que ele frequente, pois o mesmo pode estar sendo vítima de alguma coisa e não está sabendo como lidar com isso. Se a situação persistir, procure um profissional para ajudá-los.
As informações aqui não podem ser generalizadas, pois cada família é uma família, com suas peculiaridades, histórias e passado.
Aqueles que quiserem saber mais especificamente sobre isso, envie-me um email ou deixe um comentário.
Abraços.

Um comentário:

  1. Criancas que dormem com os pais atrapalham a vida do casal tanto afetivamente como sexualmente, desgastando o relacionamento. A crianca passa a ser a culpada de todos os problemas do cotidiano. Antes que isso aconteca, é preciso conversar com a crianca e procurar entender os seus conflitos.

    ResponderExcluir

Gravidez com saúde para você, mamãe e seu bebê.

Como lidar com a notícia de uma gravidez? Para aqueles que já a esperavam e para os que não a esperavam, estar grávida é um momento singular e traz muitas dúvidas, preocupações e inquietações. Após o nascimento, acompanhar o desenvolvimento de seu bebê, se adaptando a ele, não é tarefa fácil. É uma fase cheia de perguntas, necessidade de respostas e esclarecimentos. As avós, tias, outras mães e profissionais de saúde podem ser de estimável ajuda.
Há quem pense que esta fase fica para trás depois que o bebê cresce. Não. Há sempre recaídas e retrocessos, pois a vida de um Ser Humano que está crescendo é assim. Está sempre rumo à independência, segundo Donald Winnicott.
Aqui será um lugar onde você poderá tirar suas dúvidas. A cada semana postarei dicas, conselhos, depoimentos e espero que me ajudem postando dúvidas e perguntas.